O que é SUSTENTABILIDADE? Parte 1: século XX

Vamos iniciar nossa jornada com alguns conceitos e um pouco de história?

Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Vem do termo sustentável, que significa sustentar, apoiar, conservar ou cuidar.

O conceito de sustentabilidade vigente teve origem em Estocolmo, Suécia, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em junho de 1972, a qual foi a primeira conferência sobre meio ambiente realizada pela ONU e que chamou atenção internacional principalmente para as questões relacionadas à degradação ambiental e à poluição.

No início da Idade Contemporânea, os avanços tecnológicos proporcionaram durante a Revolução Industrial (por volta de 1960), a exploração de recursos naturais em escala nunca vista antes, quando foi inventado o motor alimentado por combustíveis e o domínio da eletricidade. Essa inovação gerou a necessidade de extração de recursos como petróleo de maneira sistemática e em grande quantidade. Esse avanço tecnológico foi responsável por melhorias e crescimento econômico, mas também grandes problemas decorreram da falta de noção da responsabilidade acerca da necessidade de um crescimento ecologicamente viável e socialmente igualitário.

Mais tarde, em 1992, na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92 ou Rio-92), que aconteceu no Rio de Janeiro, foi consolidado o conceito de desenvolvimento sustentável: conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes consideradas ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas que tem o objetivo de preservar os recursos naturais para as gerações atuais e futuras.

Durante a Eco-92 foi elaborado a Agenda 21, um documento de 40 capítulos que estabeleceu a importância do comprometimento de todos os países com a solução dos problemas socioambientais, na tentativa de promover em escala planetária esse novo padrão de desenvolvimento. Durante a Eco-92 também teve a proposta de se fazer a Carta da Terra (veja na íntegra), a qual só foi finalizada em 2000.

carta da terra

A construção da Agenda 21  Brasileira iniciou em 1996 coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional, mas como foi concluído só em 2002 (século XXI), falaremos mais no próximo post.

Fonte:

https://www.ecycle.com.br/3093-sustentabilidade-o-que-e-conceito-de

http://mma.gov.br/

Um comentário em “O que é SUSTENTABILIDADE? Parte 1: século XX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s