Eu sou a Sustentabilidade!

Olá Mutantes Sustentáveis a bordo, expert no conceito Sustentabilidade! Depois de apresentar onde e quando tudo começou, os primeiros passos do Brasil, e o Agora (é pra já, demorou, vamos nessa, tô dentro), eu não me aguentei e precisei desabafar mais um pouco e me abrir sobre meu sentimento para a Sustentabilidade. Para quem está chegando agora, sugiro voltar nos links acima, conhecimento nunca é demais.

Sim, meu amigo leitor, eu estou completamente apaixonada por tudo isso, porque tem feito muito, mas muitoooo sentido para mim. Deve ser tipo o sentimento quando sua mãe ficou extasiada ao ouvir sua primeira palavra (sua consciência deve ter achado um máximo sua evolução com os gritos de felicidade da sua mãe), ou, quando você conseguiu pedalar sem rodinhas pela primeira vez (aquela sensação da melhor conquista de todas), ou até mesmo, tipo quando o Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.

Bom, vamos lá.

Conceitualmente, sustentabilidade é crescer, evoluir preservando os recursos do meio ambiente para garantir as necessidades das gerações atuais e futuras de uma forma ecologicamente correto, socialmente justa e economicamente viável.

Apesar do termo sustentabilidade considerar estes três pilares essenciais (meio ambiente, social econômico), alguns autores ainda incluem mais 2: territorial (relacionado a distribuição espacial dos recursos, populações e atividades), e política (porque a governança democrática é essencial para que as coisas aconteçam).

E o que desaba se algum desses pilares não estiver fortalecido e equilibrado? Tudo!

Algumas pessoas e corporações pensam que o maior impacto da Insustentabilidade é a falta da preservação do Meio Ambiente. “Ah, não vejo problema contaminar os mares, o problema não é meu, eu não poluo e não moro perto do mar, não como peixe e não gosto de praia”.

A questão é: Tudo é interligado. Tudo é integrado. O universo é interconectado. O meio ambiente é regenerativo quando todas as suas partes integrantes estão equilibradas. O desequilíbrio do mar, impacta no clima, o clima impacta no ciclo da água, que por sua vez, impacta na agricultura, que consequentemente, gera fome, que vira uma guerra por recursos, que termina em uma bomba nuclear e, fim da raça humana.

Exagerei? Pode ser que sim, hoje não vemos isso acontecer, mas, é possível, se o rumo das coisas não mudarem. Coisas não, rumo da Vida!

Mas como podem ver, a crise ambiental é precursora da crime econômica e política, que causa a crise social e cultural, que gera a crise de saúde e segurança e que, finaliza na crise  de valores e ética! Em qual crise nós estamos?

Para mim, estamos na crise de valores, onde a ganância e a competição nos fez tapar os olhos para todo o resto. Basta relembrar todos os acontecimentos recentes em 2019. Crime ambiental, negligencia, feminicídio, corrupção, morte da mesma espécie e de outras espécies, desemprego, fome, guerra, imigração, poluição, desigualdade, agrotóxicos, Maduro, Tramp, Kim Jong-un… e a lista é grande. Inversão de valores!

E como isso tem passado despercebido para muitos, porque a competição é grande e quase nunca temos tempo, o aviso prévio vem como depressão, câncer e outros problemas de saúde…

E ainda você acha que você não estará aqui para viver a maior crise de todas?

Não dá mais para tratar independentemente a crise econômica da crise política. Não dá para olhar a crise de segurança e não olhar a crise educacional; não dá para ignorar a crise social, ética e cultural, sem olhar para a crise ambiental e territorial.

Não dá para entrar no nosso equilíbrio de saúde física, sem nosso equilíbrio de saúde mental. Não dá para ter saúde mental sem se encontrar espiritualmente. Você não se encontra espiritualmente se não olhar para dentro de si mesmo e da onde veio. Não dá para amar o próximo, se aceitar a destruição de tudo que te dá o sustento. Nós viemos do mesmo meio ambiente, nós somos o Meio Ambiente.

Essa é minha definição para Sustentabilidade, eu sou a sustentabilidade, ela depende de mim.

Você, que está lendo e anseia por um mundo melhor onde não exista todos esses problemas citados?

A mudança começa primeiramente dentro de cada um de nós. Para um resultado global, a ação tem que ser individual.

Já que o ser humano é considerado egoísta, que sejamos egoístas na conscientização.

Está na hora do despertar, da expansão da consciência. Está na hora de um novo estilo de vida, da Mutação Sustentável.

Frases de reflexão para finalizar o post e encerrar meus conceitos de Sustentabilidade:

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.      Albert Schweitzer

A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.  Mahatma Gandhi

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s