Círculo de Ouro da Mutação Sustentável

Mutação Sustentável acredita na transformação individual de dentro para fora como a primeira engrenagem para iniciar as transformações nas organizações. Um negócio é feito por pessoas, então para transformar o negócio, as pessoas que o integral também passam pela Evolução para a Regeneração. Por isso, nossos serviços começam com um uma análise detalhada.

Como fazemos?

A nossa metodologia parte do conhecimento dos processos envolvidos dentro da empresa. Para isso é preciso ter uma análise sistêmica, criar indicadores e medir para saber como iniciar um processo de evolução para a regeneração, mas de uma forma saudável e sustentável para a organização.

Para se ter o valor da sustentabilidade, a direção, os colaboradores, a cadeia de fornecedores têm que caminhar juntos, porque assim os resultados atingidos serão muito mais positivos. Por isso, é importante existir o diálogo e fazemos isso com Palestras e Treinamentos de Educação Ambiental e Consciência Ecológica.

Além de buscar os Atendimentos Legais na parte Ambiental, a prática de Gestão Ambiental traz muitas oportunidades para iniciar a busca pela Sustentabilidade. Porém, o objetivo dentro do antigo conceito era de reduzir e minimizar os impactos negativos causados ao meio ambiente. Hoje sabemos que causar menos impacto não é suficiente e não vai evitar uma crise climática e nem riscos econômicos para os negócios.

Hoje, o desenvolvimento sustentável pede mais, o futuro, que já começou, é a busca por um design Regenerativo. Desenvolver negócios, produtos e comunidades que ajudem a regenerar o meio socioambiental, dando condições para o planeta recuperar sua saúde e capacidade de fornecer os serviços ecossistêmicos. A partir deste conceito empresas e Startups começaram a surgir com propósitos de solucionar problemas. Os consumidores também estão mais conscientes, devido a isso estão emergindo organizações do quarto setor (leia mais sobre aqui), as quais estão inovando o mercado, aumentando a competitividade e gerando impactos positivos.

Dentro do Design Regenerativo está o Design para a Economia Circular (leia mais aqui), conceito baseada na inteligência da natureza, opondo ao processo produtivo linear o processo circular, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos (oportunidades) para evitar mais extração e impactos ao meio ambiente.  Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo, seja ele técnico ou biológico. O conceito “cradle to cradle” também visa a saúde dos materiais ao desenvolver novos produtos, evitando ao máximo materiais tóxicos.

E a partir da Economia Circular, também iniciou um movimento chamado Lixo Zero. Este conceito visa o máximo de aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis, orgânicos e a redução – ou até mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou incineradores, ou seja, zerar o desperdício de materiais e nutrientes, sem perdas inclusive no processo de destinação final.

A Mutação Sustentável trabalha com estes conceitos em seus projetos e consultorias, buscando eliminar impactos negativos e potencializar os impactos positivos. É um processo até chegar na Regeneração, mas ele pode iniciado agora!

E para fazer tudo isto possível, a Mutação Sustentável conta com parceiros capacitados com soluções diversas para entregar o melhor custo-benefício-sustentável-regenerativo. Até porque dois de nossos VALORES são a Colaboração e Celebração da (Bio)Diversidade!

Por quê fazemos?

Dentro da atual visão de negócios e economia que visa somente o crescimento dos lucros, investir em Responsabilidade Ambiental e em Sustentabilidade custava caro para a empresa.

Hoje entendemos o valor do capital natural. A natureza fornece todos os recursos necessários para manter o negócio vivo! Mas como ela também é viva, os usuários têm responsabilidade de manter o ecossistema saudável. Afinal, vivemos em uma teia interdependente e conectada.

Iniciar um processo de Mutação Sustentável trará muitos resultados positivos para os seus negócios, clientes e comunidade, como por exemplo:

  • Mudanças de hábitos nos colaboradores; 
  • Melhoria de governança;
  • Desempenho na gestão;
  • Identificação de desperdícios de energia, água, insumos e consequentemente soluções para a redução;
  • Redução de geração de resíduos;
  • Valorização dos resíduos de processos podendo virar outro produto;
  • Relacionamento com fornecedor e outros stakeholders;
  • Redução de custos e tempo com otimização dos processos;
  • Atração de investimentos devido ao melhor posicionamento de mercado;
  • Aumento de visibilidade e fidelização do cliente;
  • Conservação da natureza e recursos naturais;
  • Regeneração do meio ambiente;
  • Redução de emissão de gás carbônico;
  • Redução de riscos econômicos;
  • Inovações;
  • E muitos outros, tudo dependendo do Objetivo e Perfil da Empresa. 
E isso é possível para Micro, Pequenas e Médias Empresas?

Até um tempo atrás, buscar o Desenvolvimento Sustentável era responsabilidade de grandes multinacionais e pautas de governos federais. Diante da crise ecológica e climática, alinhada aos riscos econômicos, a velocidade de mudança no mercado e ao aumento da desigualdade social no mundo, surgiu a necessidade de questionar os modelos de negócios, o sistema econômico e até mesmo, a cultura e a nossa cognição individual e coletiva. Neste contexto, a necessidade de um desenvolvimento sustentável é para todos os setores e organizações sejam elas públicas, privadas, sociais e individuais. Estamos em um sistema interdependente de todos os processos naturais e biodiversidade necessitando de cuidados e atenção para uma Cultura Regenerativa do Planeta e da Humanidade.

Por que o Processo Mutação Sustentável é ideal para MicroPequenas e Médias Empresas?

  1. Porque elas correspondem quase que 99% do setor da indústria e serviços no Brasil (SEBRAE e CNI, 2018).
  2. Porque geralmente criou-se uma crença cultural nestes setores de que cumprir a responsabilidade ambiental e investir em sustentabilidade é caro.
  3. Porque o processo Mutação Sustentável permite que você busque o a Evolução para a Regeneração de uma forma equilibrada, flexível, mantendo a Sustentabilidade do negócio sem gerar riscos econômicos.
  4. Porque estas empresas criam relações mais diretas com o consumidor final, então elas se tornam um agente de educação ambiental e transformação social.
  5. Porque os consumidores estão mais conscientes e buscando relações com as empresas responsáveis.

Entre em contato  e agende uma reunião Online  para tirar dúvida sobre o processo Mutação Sustentável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s